FAQ
editora-background.jpg

Quais são os conteúdos abordados no programa de pós-graduação? ▾

O Programa se baseia em três eixos centrais os quais se inter-relacionam de forma orgânica: Estudos de Paz e Transformação de Conflitos, Equilíbrio Emocional e A Arte do Cuidado.

No eixo de Estudos de Paz e Transformação de Conflitos Abordamos a filosofia das Pazes Transracionais, foi fundada pela Cátedra de Paz da UNESCO na Universidade de Innsbruck, na Áustria, que foi trazida em primeira mão para o Brasil pelo nosso programa. Esta filosofia propõe a observação da complexa teia sistêmica da vida nas inter-relações entre suas várias dimensões e na interconexão entre o aspecto interior e exterior da paz, levando em conta o tempo e o espaço onde o indivíduo está inserido e o modo com que se relaciona consigo e com o mundo. Em nosso programa de pós-graduação são estudadas as cinco famílias de pazes: a paz energética, a paz moral, a paz moderna, a paz pós-moderna e, por fim, a paz transracional que abarca todas as demais pazes, integrando e explorando-as para além de seus limites, um importante diferencial oferecido pelo presente programa.

Na parte da Transformação de Conflitos, nossa proposta é investigarmos os conflitos de forma profunda, indo além das investigações convencionais que avaliam apenas a narrativa do conflito. Entendemos que os conflitos são parte da experiência humana e eles nos oferecerem oportunidades para aprendizado e mudança. Portanto, não entendemos conflitos como algo a se resolver (eis o nosso distanciamento quanto ao uso do termo “resolução de conflitos”). Preferimos o termo “transformação” para caracterizar os processos em que uma mudança ocorre e libera tensões e energias acumuladas em um contexto particular de um sistema. Assim, nossa proposta de estudos sobre a Transformação de Conflitos parte de uma transformação interpessoal e intrapessoal e entendemos que os principais desafios não residem nos conflitos em si, mas, sim, em como lidamos com eles. Estudamos diversas ferramentas de transformação de conflitos para fortalecer e apoiar nossa jornada.

Nos eixos de Equilíbrio Emocional e A Arte do Cuidado Esses eixos são o coração de nosso programa. Nos inspiramos no programa Cultivating Emotional Balance (CEB), o qual foi desenvolvido por Paul Ekman – psicólogo que por décadas dedicou-se ao estudo das emoções – e Alan Wallace – físico e estudioso das tradições meditativas. A intenção principal do CEB é oferecer recursos para que o agente de paz aprenda a cultivar níveis cada vez maiores de bem-estar emocional. O CEB tem validação científica e há inúmeros benefícios para os seus participantes como redução significativa dos graus de depressão, ansiedade, hostilidade e melhoria das habilidades afetivas em relação a terceiros, e ainda uma melhoria na capacidade de detectar expressões faciais mais sútis associadas a diversas emoções.

Poderá ler mais sobre as pesquisas da aplicabilidade desse treinamento aqui: “Contemplative/Emotion Training Reduces Negative Emotional Behavior and Promotes Prosocial Responses

Todos agentes de paz lidam com conflitos diariamente. Os conflitos são nossa matéria prima, por isso, é de suma importância que estivermos equilibrados emocionalmente para lidarmos melhor com as situações que enfrentamos e que vamos mediar. A Arte do Cuidado intensifica o treinamento do agente de paz, onde ele toma contato ainda mais profundamente com os aspectos da mente, consciência. Nessa parte do treinamento trabalharemos compaixão, auto compaixão e aprofundaremos as investigações sobre a interdependência e os treinamentos com práticas contemplativas.

Quais são os objetivos específicos do programa de pós-graduação? ▾

Como nosso programa é transdisciplinar, os agentes desenvolvem competências para:

Lidar com conflitos de forma não violenta, com base na compaixão e empatia. Lidar com mais consciência com as emoções que surgem na relação pessoal e profissional. Lidar de forma mais autêntica em todas as relações sejam elas pessoais ou profissionais.

A quem se destina esse programa? ▾

Público em geral: Pessoas que experienciam conflitos (todos nós) e que desejam desenvolver habilidades e ferramentas socioemocionais para lidar e transformá-los de forma não-violenta. Agentes de mudanças sociais, grupos, organizações e comunidades onde o conflito é a matéria prima de trabalho são bem-vindes. Profissionais de todas as áreas: Pessoas que buscam desenvolver ou aprofundar suas habilidades e ferramentas socioemocionais de transformação de conflitos no âmbito pessoal e profissional nas áreas de empreendedorismo social, direito, educação, mediação, psicologia, diplomacia, arte, música, saúde, política, negociação, facilitação, empresarial e muitas outras. Trabalhadores com conflitos Pessoas que já trabalham com conflitos - incluindo, mas não se restringindo ao setor judiciário e à mediação judicial - que desejam desenvolver e refinar suas habilidades e ferramentas socioemocionais para lidar e transformá-los de forma não-violenta.

Como esse programa foi criado? ▾

O programa foi idealizado pela Doutoranda Cerys Tramontini, Diretora do Programa e do Instituto Paz & Mente em parceria com os professores conselheiros o Dr. Wolfgang Dietrich, detentor da cátedra de Paz da UNESCO, Innsbruck e o prof. Dr. Alan Wallace, do Instituto Santa Barbara. Para a fundação e implementação desse programa no Brasil contamos com o apoio de inúmeros seres. Destacamos aqui o apoio incansável dos facilitadores colaboradores de nosso programa Egídio de Bustamante e Paula Facci, que desde o início estiveram conosco nessa jornada, e a querida Felícia Campos.

Qual é a carga horária do programa? ▾

Geralmente as Pós-Graduações no Brasil tem 360 horas. O nosso programa compreende um total de 540 horas, subdivididas em quatro (4) blocos presenciais imersivos de 15 dias cada (108 horas cada bloco). As fases presenciais acontecem sempre nos meses de Junho e Setembro. 20% das 540 horas são destinadas a atividades online na plataforma Moodle, com acompanhamento por facilitadores com PhD ou Me. A carga horária de 540 horas - em comparação ao padrão internacional - é equivalente a 45 pontos de crédito americanos ou 90 pontos de transferência de créditos europeus ECTS.

Quais são os tipos de aula que nosso currículo pode compreender? ▾

Nossas aulas presenciais imersivas podem envolver aula expositiva, workshops, seminários ou até mesmo excursões extra para pesquisa e treinamento in locu. Como nossa base pedagógica é a pedagogia contemplativa, todas as dinâmicas em sala de aula são oferecidas em formato circular. Além das aulas formais, oferecemos nos blocos presenciais, 3 laboratórios (Labs) de investigação:Yoga, Contemplação e Escuta Compassiva. O objetivo dos Labs é proporcionar ao agente de paz a investigação mais profunda de si em relação aos conteúdos, e ao mesmo tempo sua assimilação. Assim, teorias e práticas se complementam em um modelo singular de aprendizagem.

Preciso produzir um TCC para me formar na Pós-Graduação? ▾

Sim. Durante as horas dedicadas na plataforma online um facilitador acompanhará o agente de paz nessa produção do Trabalho de Conclusão de Curso, que consiste em um artigo científico contendo entre 15-30 páginas. A escolha de um tema que ressoa com os conteúdos apresentados em nosso programa fica a critério de cada agente paz.

Quais áreas são as possíveis áreas de atuação profissional durante ou depois da conclusão deste programa de pós-graduação? ▾

Como o programa de pós-graduação é transdisciplinar, todo seu conteúdo pode ser aplicado em todas as áreas dos saberes. Nosso programa possibilita ao indivíduo ocupar posições de liderança e de pesquisa, podendo estes saberes serem aplicados em instituições internacionais, nacionais, locais e privadas. Os conteúdos abordados são altamente aplicáveis por profissionais de campos tão diversos quanto empreendedorismo social, direito, educação, psicologia, diplomacia, arte, música, saúde, política, mediação, negociação e facilitação, além de muitas outras. Pessoas que já atuam profissionalmente com conflitos - incluindo, mas não se restringindo ao setor judiciário e à mediação judicial - também são convidadas a desenvolver e refinar suas habilidades e ferramentas das áreas de transformação de conflitos e ferramentas socioemocionais que nosso programa disponibiliza. Para além das profissões, os conflitos estão presentes de forma intrínseca em nossas vidas e relações. Por este motivo, as teorias e práticas presentes em nosso programa de pós-graduação podem beneficiar a todos aqueles que desejam desenvolver habilidades e ferramentas socioemocionais para lidar com conflitos e transformá-los de forma não violenta.

Qual a periodicidade deste programa e como se estrutura? ▾

O programa é ministrado em módulos compostos por 4 encontros imersivos presenciais de 15 dias cada bloco e 20% (EAD) subdivididos ao longo dos 2 anos de curso. Esta estrutura facilita a participação de agentes de todos os lugares do mundo.

Quais benefícios a parceria com a cátedra de paz da UNESCO traz aos participantes? ▾

Todos os participantes que concluírem o programa no Brasil podem utilizar os créditos cursados para o programa de mestrado da cátedra de paz da UNESCO, Innsbruck na Áustria. Cumprindo todos os requisitos exigidos para a candidatura do Mestrado em Innsbruck, nossos agentes de paz poderão inscrever-se e, se selecionados, podem transferir nossos créditos brasileiros cursando em Innsbruck (Áustria) apenas um semestre do programa parceiro. Este semestre equivale a aproximadamente 3 meses de atividades preparatórias online + 2 meses de aulas presenciais in locu. Após a conclusão desse semestre, o agente de paz deve pesquisar e concluir a dissertação de mestrado, concluindo assim, a totalidade do processo de pesquisa do programa de mestrado. Com isso, recebe também o diploma de Mestre (Master of Arts, MA) em Estudos de Paz, Segurança Internacional e Transformação de Conflitos, chancelado pela cátedra de Paz da UNESCO, Universidade de innsbruck, Áustria. Esta é uma oportunidade única para aqueles que almejam um mestrado internacional, mas não têm tempo ou recursos suficientes. Com essa parceria, esse sonho acadêmico podem se tornar realidade para qualquer agente de paz. No entanto, frisamos que não é um programa sanduíche. Ou seja, dar continuidade aos estudos e transformar a pós-graduação em mestrado na Áustria é opcional.