Eventos Paz & Mente
editora-background.jpg

Confira os próximos eventos

A Paz & Mente promove eventos, workshops, palestras e retiros sobre temáticas relacionadas aos Estudos de Paz, Transformação de Conflitos e Equilíbrio Emocional. Aqui você confere a nossa agenda e como é possível embarcar em nossas jornadas de transformação-aprendizagem de diversas formas.

 
grey-white.png
 
evento.png

Retiro com Lama Elizabeth Mattis-Namgyel

Queimando de amor em um mundo que não podemos consertar

No Centro de Retiros Mevlana Garden, Ibiraquera (SC)

dias 12 e 13 de outubro de 2019

 

A prática de despertar o coração (bodhicitta) não é um esforço religioso, mas uma exploração em primeira pessoa do que é possível quando começamos a desdobrar nosso maior potencial humano saindo de nossas mentalidades habituadas e fixas para uma compreensão mais profunda da interdependência de todas as coisas.

Esta prática fornece meios diretos e práticos para enfrentar diretamente algumas questões humanas básicas: Como nós podemos nos habituar em mantermos nosso coração permanentemente abertos? Como respondemos ao sofrimento que encontramos no mundo sem ficarmos sobrecarregados ou tentando resolvê-lo de forma rígida? Qual é a diferença entre consertar e curar?

Bodhicitta também nos fornece ensinamentos sobre como fazer uma aspiração, como trabalhar com situações difíceis, como aprofundar nossa percepção através da meditação e como desenvolver um genuíno altruísmo.

 

Vagas esgotadas

Tentaremos incluir o maior número possível de pessoas. No momento, todas as vagas estão preenchidas, mas novas oportunidades podem surgir. Confira mais informações abaixo:

white-grey.png

Como e por que acontece este retiro?

A Lama Elizabeth Mattis-Namgyel é uma das facilitadoras internacionais do programa de pós-graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com ênfase em Equilíbrio Emocional da Paz & Mente. Em outubro de 2019 acontece mais um módulo imersivo onde ela dará aulas em nosso programa.

Reconhecendo o impacto e importância do trabalho realizado pela Lama Elizabeth, nossa direção quis abrir uma oportunidade extracurricular em forma de retiro de final de semana para que algumas pessoas fora de nosso programa de Pós-Graduação pudessem ter contato direto com o trabalho da Lama. Para evitar deslocamentos, foi combinado com ela que essa atividade extra deveria acontecer no mesmo local que o programa de pós acontece: no Mevlana Garden, em Ibiraquera/SC.

Como foi definido o número de vagas abertas?

Para definir o número de vagas, foi necessário levar em consideração a capacidade do espaço físico em que estaremos inseridos. O Mevlana Garden comporta um número limitado de pessoas - tanto no que diz respeito à hospedagem, quanto a infraestrutura para o evento, pois a pousada respeita as normas de sustentabilidade.

Em outubro de 2018, lançamos inicialmente 68 vagas que representam a capacidade de hospedagem no Mevlana. A procura foi muito grande e, então, buscamos formas de equilibrar duas vontades muito fortes nossas: proporcionar uma boa experiência a todos os participantes e incluir o maior número possível de pessoas. Buscamos alternativas de hospedagem junto a pousadas parceiras e conseguimos ampliar o número de vagas, totalizando 100 pessoas. Este é o máximo que conseguimos acolher na infraestrutura do Mevlana Garden.

Como estas vagas são preenchidas?

Visto que a atividade está vinculada ao Paz & Mente e ao nosso programa de pós-graduação, 50% dessas vagas estão destinadas a alunos e ex-alunos de nossos programas. Fora esse percentual, temos que contabilizar nossas equipes (Paz & Mente e da Lama), vagas para a Sangha da linhagem da Lama no Brasil (Bahia) e Lamas convidados da Paz & Mente. Com isso em vista, dedicamos aproximadamente 30% do total das vagas para o público externo.

Após a abertura das inscrições (em outubro de 2018), as vagas disponíveis para público externo se esgotaram em dois dias.

Ainda tenho possibilidade de participar do retiro?

Entramos em contato com todas as pessoas que se inscreveram nestes dois dias para confirmarem sua participação e efetuarem o pagamento dentro do prazo necessário para a nossa organização. Alguns destes não confirmaram e, por isso, já foram chamadas algumas pessoas da lista de espera que efetivaram sua inscrição. Já aqueles que não confirmaram em tempo hábil, foram colocados na lista de espera.

No momento, todas as vagas para público externo já foram preenchidas. Porém, ainda é possível deixar seu contato na lista de espera, pois novas oportunidades podem vir a surgir. Isso pode acontecer especialmente até o fim do mês de setembro de 2019.

Por que saberei apenas final de setembro de 2019 se mais vagas para o público externo serão abertas?

Até setembro de 2019 as inscrições para o nosso programa de pós-graduação ainda estarão abertas (prazo sujeito à disponibilidade de vagas). Como a prioridade da participação no retiro é para alunos e ex-alunos da Paz & Mente, apenas após o encerramento das inscrições para a pós-graduação é que saberemos com precisão se haverão e quantas serão as vagas remanescentes para público externo e poderemos fazer uma nova chamada. Caso haja disponibilidade, entraremos em contato na ordem que as inscrições foram recebidas. Basta aguardar.

Até lá, fica a convite para conhecer nosso programa de pós-graduação que, como citamos acima, está com inscrições abertas. Ao participar você garante a sua participação neste retiro e em diversos outros momentos de troca com agentes de paz de diversos lugares do Brasil e do mundo.