Transformação de Conflitos

Os conflitos estão constantemente presentes em nossas vidas. E a transformação também! Por isso, tanto ao nível social como pessoal, vale a pena nos perguntar: Como podemos usar o potencial dos conflitos a nosso favor? Como podemos despertar a criatividade e usar ela para reencontrar um equilíbrio?

A Transformação de Conflitos nos incita justamente a descobrir e ativar o potencial transformador dos conflitos. Partindo de uma perspectiva pluralista, relacional e sistêmica, usamos diversos métodos para entender a complexidade dos conflitos, nosso papel neles e, assim, fomentar sua transformação.

Neste curso descobriremos, em três módulos independentes, as bases da transformação de conflitos e sua aplicabilidade em nossas relações pessoais e profissionais. Te convidamos a fazer esta viagem conosco!

Conteúdos Abordados

O curso se divide em três módulos independentes. No decurso desses módulos descobriremos juntos, entre muitas outras coisas:

° O que é a Transformação de Conflitos?

° Que possibilidades nos abre uma visão pluralista de conflito e paz?

° Como se relacionam os principais conflitos que vivenciamos em nossas profissões, na vida privada e na sociedade?

° Quais perspectivas diversas podemos adotar frente aos conflitos?

° Quais métodos da Transformação de Conflitos podem nos ser úteis?

° Como podemos nos preparar para lidar melhor com os conflitos?

° Que papeis podemos adotar na Transformação de Conflitos?

Percurso dos módulos

° Módulo I: Muitos conflitos – Muitas Pazes?

Neste módulo, nos dedicaremos a descobrir a grande variedade de perspectivas sobre os conflitos e as pazes. Abordaremos, paricularmente, seguindo a proposta do Professor Dr. Wolfgang Dietrich, das cinco interpretações de paz(es) – Energética, Moral, Moderna, Pós-moderna e Transracional – ao longo da história e culturas, enfatizando a Paz Transracional.

° Módulo II: Conflito e Transformação

Neste módulo, nos concentraremos na proposta de Transformação de Conflitos, baseando-nos no trabalho de John Paul Lederach. Mesmo que hoje em dia prevaleçam propostas de promover a resolução de conflitos, a transformação, nos incita a descobrir novas possibilidades a cerca dos mesmos. Concebendo o conflito como um processo de uma maneira criativa e aberta, trabalhando principalmente sobre as relações que estão em jogo.

° Módulo III: Técnicas e Métodos para a Transformação de Conflitos

Neste módulo, vamos descobrir diversos métodos e técnicas que facilitarão os processos de

transformação dos conflitos – desde a comunicação empática até as constelações sistémicas. Juntos revisaremos métodos de comunicação verbal e não-verbal, tanto para o trabalho individual, como em grupos. Também daremos ênfase no trabalho com métodos vivenciais e artísticos como o teatro, a dança e o desenho, que nos permi3rão acender nosso potencial mais amplo na hora de tratar os conflitos.

Metodologia

A fim de ampliar nossas habilidades para abordar uma transformação holística dos conflitos, usaremos diversos métodos; entre eles:

° leitura e discussão de autores da área (John Paul Lederach, Wolfgang Dietrich…),

° autorreflexão e discussão de experiências dos participantes

° aplicação de modelos de comunicação individual e para o trabalho em grupos (Comunicação Não-Violenta, Sistema de Interação segundo Ruth Cohn,…)

° métodos de visualização de sistemas complexos (como mapas conceituais)

° métodos vivenciais e artísticos (Teatro do Oprimido, Teatro para Viver, Dança Expressiva e Desenho)

Público Alvo

Todos interessados no entendimento e na transformação da realidade social e pessoal desde uma perspectiva ampla da paz e do conflito. Não é necessário conhecimentos prévios!

Facilitadores

Temos diversos facilitadores que podem oferecer esses estudos. Consultem-nos

Investimento

a consultar

Observações:

Entre em contato e podemos levar esse curso para sua cidade. Este curso será oferecido em Florianópolis, SC.

Este curso terá certificado do Paz & Mente.

Vagas limitadas, inscrições antecipadas.

Informações e inscrições: (48) 996868654 (whatsapp)

Compartilhe