Quem Somos

Somos um grupo multidisciplinar de pessoas dedicadas, acadêmica e profissionalmente, ao campo dos Estudos de Paz, Transformação de Conflitos, Estudos da Mente, Estudos das Emoções e da Ciência Contemplativa. Nossa principal motivação é a de catalisar, por meio de nossas atividades, o potencial humano nesses temas. Devido, principalmente, à vibrante diversidade do Brasil, observamos em nosso país uma realidade aberta à criação de programas e atividades educacionais que propiciem amplo intercâmbio entre facilitadores e agentes transformativos de diversas origens culturais e contextos sociais com interesse nos estudos de paz, conflitos, da mente e das emoções humanas.

Criamos então, a partir do nosso estudo e aprendizado, o primeiro programa de pós-graduação lato sensu, no Brasil, em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com ênfase no Equilíbrio Emocional. Nossa pós-graduação visa trazer para a sociedade civil e para organismos nacionais e internacionais, por meio da visão de uma Academia Transformativa, olhares mais detalhados (e complexos) sobre os conflitos em suas diversas escalas; assim como refinamento da atenção sobre à qualidade da nossa convivência; e uma ênfase na exploração de habilidades emocionais e ações compassivas; trabalhando cuidadosamente na transformação coletiva.

Nossos programas visam em sua base, o florescimento emocional de todos os participantes, experenciando suas “pazes” e “conflitos” em um ambiente seguro, facilitado por profissionais com ampla experiência, e a partir da experiência de cada participantes, ou agentes de pazes.

Nosso programa foi inspirado e tem apoio do programa de mestrado em Estudos de Paz e Conflitos da Cátedra de Paz da UNESCO da Universidade de Innsbruck, na Áustria, e em todo o trabalho de Ciência Contemplativa e Estudos das Emoções do Instituto Santa Barbara para o Estudo da Consciência, Califórnia, EUA, respeitando os elementos característicos da nossa realidade cultural, com o intuito de oferecer um espaço que motive uma enriquecedora e criativa troca de saberes.

Por essa nossa perspectiva, teoria e prática se complementam para proporcionar aos/às participantes vivências que chamamos transracional. A Transracionalidade busca integrar as múltiplas esferas da experiência humana para, além do racional, honrar, por exemplo, os aspectos transpessoais e sistêmicos que surgem a partir de perspectivas como a ecologia, os estudos da mente e da consciência, e os estudos das emoções e da espiritualidade; esforços de investigação e pesquisa que geralmente são desconsiderados em contextos acadêmicos convencionais e, portanto, conservadores.

Nossos programas tem como aspiração o encorajamento do potencial relacional humano, o amadurecimento emocional e a transformação intra e interpessoal, considerando os conflitos como uma oportunidade de aprendizagem, onde teoria e práticas acadêmicas dialogam formando assim, um novo olhar para os processos acadêmicos.

Missão

Oferecer programas educacionais acadêmicos que estimulem o potencial humano por intermédio de uma proposta pedagógica transformativa.

Promover a interação acadêmica entre Ciência Contemplativa, Estudos das Emoções, Estudos de Paz e Transformação de Conflitos, assim como fomentar a exploração, desenvolvimento e pesquisa de metodologias de transformação elicitiva de conflitos.

Oferecer com excelência todas nossas atividades as quais visam trazer aos estudantes reflexões acerca da compaixão e da não-violência, proporcionando assim, uma convivência mais pacífica consigo e com o mundo.

Visão

Servir como referência na implantação e disseminação, na América Latina, dos Estudos de Paz, sob a perspectiva da Transracionalidade, da transformação elicitiva de conflitos, com o foco no Equilíbrio Emocional do agente transformativo buscando contribuir com e inspirar iniciativas não-violentas de transformação social.

 

 

Compartilhe