Artigos

Uma Jornada Elicitiva Rumo ao Desconhecido: tocando o coração da complexidade.

Larissa Navarro Moraes

Sento-me para escrever este artigo e, ao meu lado, dorme o meu gato. Escuto meu marido e filho falando sobre melancias. Ouço também uma música distante. O gato acorda e sente um cheiro: seu nariz e bigodes se mexem. Ele percebe algo que meus sentidos não alcançam. Meu filho aparece e pede ajuda para encontrar uma tesoura. Vou lá… (continue lendo)


Lições de um conflitoLições de um Conflito

Eliane Assumpção

Um conflito pode trazer algum ensinamento? Pode ser algo positivo? Afinal o que é um conflito? É desarmonia? É oposição de vontades e propósitos? Eles fazem parte da vida, mas nem sempre compreendemos seu papel. E questões como essas podem apresentar revelações importantes sobre nós e nossos relacionamentos… (continue lendo)


Introdução à Pesquisa sobre Paz Transracional e Método de Transformação de Conflito Elicitivo

Prof. DDr. Wolfgang Dietrich, detentor da cátedra de paz da UNESCO, Universidade de Innsbruck, Austria
Tradução de Neuza L. R. Vollet

Este trabalho aprofunda a filosofia de paz transracional e deriva da famosa pirâmide de conflito de John Paul Lederach um entendimento sistêmico mais amplo do conflito como um fenômeno relacional. Além disso, oferece uma ferramenta para a análise desses processos complexos que ocorrem nas “fronteiras de contato em movimento” humanas – o modelo de pirâmide ampliada com temas, níveis e camadas… (continue lendo)


Este retrato pertence à Roberta Leite, Salvador. Imagem cedida para uso ao Paz & Mente

O Direito como meio de transformação de conflito – Uma abordagem Transracional

Florencia Benítez-Schaefer, docente da Cadeira UNESCO de Estudos de Paz da Universidade de Innsbruck e Doutora em Direito pela Universidade de Viena
Tradução para o português (junho de 2015): Luís Fernando Bravo de Barros

O  presente   trabalho   trata  a  questão   de  como  o  Direito  e  a  atividade   jurídica   podem  ser  reconhecidos  sob  a perspectiva de pazes  transracionais  e em um contexto de transformação  elicitiva de conflito. No presente ensaio, procura-se  conectar  o  discurso  jurídico  às  perspectivas  de  pazes energética,  moral,  moderna  e  pós-moderna, conforme proposto por Wolfgang Dietrich, e especificamente  lidar com as deficiências de uma abordagem jurídica fragmentada como resposta a complexos conflitos sociais… (continue lendo)

Compartilhe